sexta-feira, 13 de julho de 2007

ABERTURA OPINATIVA - 14-07

NOSSA CEGUEIRA PRECISA DE LUZ!!!





A primeira foto mostra o foguete Endeavour em Cabo Canaveral na Flórida pronto para subir em mais uma missão. A outra foto é a plataforma do foguete brasileiro, na Barreira do Inferno, pronto para subir também. Pergunta: Para que gastar tanto dinheiro assim, se o estagio é ainda primaríssimo, como mostram as fotos. Só pode ser coisa de país de terceiro mundo.

A FOTO DO FATO - 14-07


Aqui Lula aparece pensando na estrondosa vaia que levou no Maracanã e indagando PORQUE?
Seria por causa do seu apoio ao Renan? Ou estaria admirando o seu foguete?

TOP CINCO - 14-07

TOP 5 (cinco atos marcantes da semana)
* BR lançando um foguete

* Resistência do Renan
* Ana Paula Nua na Playboy
* O Brasil e Argentina ?!?!
* Abertura do Pan

SEM COMENTES - 14-07

GULOSA!

HOMEOPÁTICAS - 14-07

CAPTANDO
O presidente da Brasil Telecom cumpriu a promessa: incentivar os clientes da operadora móvel a escutarem rádio no telefone celular. A Brasil Telecom veicula comercial em 21 rádios das capitais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, Tocantins e Goiás, além do Distrito Federal. Ah! Menos no nosso pequenino Espírito Santo. É pequenino mesmo!!

PIADA CURTA
Dois mendigos pediam esmola em uma esquina, quando de repente um ganhou cem reais. O outro mais do que espantado disse: - Cara!!! O que é que você vai fazer com isso tudo? - Vou comprar, 80 litros de pinga e 10 pãezinhos!!!. - Não acredito! - Não acredita, em que? - Que você esteja com tanta fome assim!...

ENTREVISTA NO BRASIL COM O DONO DA RCTV, CASSADA POR HUGO CHAVEZ

PERGUNTA - O senhor, claro, e muitas outras pessoas, sobretudo dos meios de comunicação, dizem que o fim da concessão da RCTV sem renovação é um ataque à liberdade de imprensa e de expressão. Mas todos sabemos que a operação de uma emissora de TV é uma concessão do Estado. Não é legítimo que o Estado não queira renovar essa concessão?
MARCEL GRANIER - O Estado é administrador do espectro radioelétrico, não é dono. E outorga a concessão com base em alguns princípios, que na Venezuela estão estabelecidos por diversas leis. E, na aplicação dessas leis, o Estado tem que atuar de boa fé, com transparência. Tem que dar o mesmo trato a todos os administradores. Nenhuma dessas normas está cumprindo o governo de Hugo Chávez.

PERGUNTA - Em outras palavras, o senhor disse que Hugo Chávez não cumpriu suas obrigações. E a RCTV, como meio de comunicação, cumpriu as dela?
MARCEL GRANIER - É claro que cumpriu com suas obrigações, de maneira ampla. Esse é outro problema que está estabelecido. O Estado venezuelano não tem atuado nem com transparência nem com boa fé, como determina a lei, a Constituição. Praticamos um jornalismo independente, com respeito à opinião de todos. Todo mundo tem o direito de opinar em nosso noticiário.

PERGUNTA - Há correspondentes estrangeiros que estiveram presentes no período do pré-golpe, do golpe e do contragolpe, que questionaram a posição dos canais privados na Venezuela durante esse período. O senhor crê que a posição tomada pelo meios de comunicação foi correta? MARCEL GRANIER - Sim, a constituição diz que não se pode discriminar. A lei orgânica das telecomunicações diz que todos os concessionários têm que ser tratados igualmente. Se a intenção tivesse algo a ver com a sucessão de abril de 2002 (quem ficaria no lugar de Chávez depois do golpe), todos deveriam ser tratados de modo igual. Isso é uma coisa. E não está ocorrendo assim. Em segundo lugar, nas desqualificações aos meios, o presidente sempre concentrou seus ataques ao senhor Gustavo Cisneros (dono da Venevisión), a quem se referia como 'chefe de uma conspiração de um golpe militar', terrorista, criminoso e golpista.

PERGUNTA - Mas sobre a sucessão de 2002?

MARCEL GRANIER - Em relação a esse assunto, a Organização dos Estados Americanos e o Centro Carter (organização de direitos humanos fundada pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter) se comprometeram a estabelecer uma comissão para saber a verdade do que havia ocorrido naquela ocasião. Mas há 4 anos, o governo está sabotando sistemática e reiteradamente os trabalhos dessa comissão. Nem está permitindo que se constitua essa comissão. De maneira que dá a impressão que o governo está interessado em ocultar o que ocorreu aí, pela cumplicidade do presidente da República e de muitos funcionários ao seu redor com os crimes que ocorreram em 12 de abril. E querem utilizar essa desculpa para difamar, para caluniar as pessoas que são adversárias dele.

PERGUNTA - Então o senhor reconhece que a RCTV apoiou o golpe contra Hugo Chávez em 2002?
MARCEL GRANIER - Não. A Rádio Caracas Televisión não apoiou nenhum golpe. Nem o golpe que o presidente Chávez tentou dar em 4 de fevereiro de 1992. Nem a quantidade de golpes que deram ou tentaram na Venezuela entre 1958 e 1965. Jamais. E estamos falando de mais de 100 golpes. Nunca em seus 53 anos de história como televisão e 77 anos em rádio, a RCTV apoiou nenhum golpe de Estado. A posição democrática da RCTV, de seus jornalistas e dirigentes está clara e à luz de todos. E a tradição golpista e conspiradora do presidente Chávez também é conhecida de todo o país. De maneira que eu não creio que seja Chávez a pessoa autorizada ou qualificada para chamar ninguém de golpista, com o histórico que ele tem.

PERGUNTA - No dia do golpe, no programa "24 horas", do canal Venevisión, os participantes comemoram a retirada de Hugo Chávez do poder e citam os meios de comunicação como os grandes responsáveis que precisam ser parabenizados Entre elas, a RCTV. Por que a citação? MARCEL GRANIER - Veja, em um programa de televisão, lamentavelmente, muita gente declara muitas coisas sem ter prova. Esse programa nunca foi transmitido pela RCTV, não é responsabilidade da RCTV. E se o governo nacional pensa que nesse programa se cometeram delitos ou fizeram afirmações que permitem comprovar que se cometeram delitos, que impetre ações legais oportunamente.


PERGUNTA - Sobre a política nacional, o senhor é favorável à distribuição da riqueza gerada pelo petróleo a todo o povo da Venezuela?
MARCE3L GRANIER - Certamente. O que não estamos de acordo e que estão estabelecendo reiteradamente é que o presidente Chávez está utilizando essa riqueza que é de todos os venezuelanos para fazer as maiores compras de armamento que já se fez no continente nos últimos anos

PERGUNTA - O senhor é favorável, então, à distribuição de renda?

MARCEL GRANIER - Que todos os venezuelanos se beneficiem dessa riqueza (do petróleo). É muito preocupante que essa riqueza se esteja usando para comprar as armas que se está comprando e para financiar atividades políticas em outros países e não para criar empregos, para a educação. Eu estou muito de acordo que cada venezuelano tenha acesso à internet, que possa ter um computador. E não um fuzil. Eu não quero ver um jovem venezuelano com um fuzil na mão. Creio que seja muito mais útil para ele, para o país e para a humanidade que ele possa ter um livro, um computador.

PERGUNTA - Uma última pergunta: o povo, unido, jamais será vencido?
MARCEL GRANIER - Muitos povos foram vencidos por regimes totalitários. Um dos traços mais perversos do totalitarismo é que ele vai construindo uma máquina de terror e de espionagem nacional que impede que as pessoas expressem suas vontades com liberdade. Aconteceu na Rússia... ainda que Stálin não tenha chegado ao poder por eleições. Foi-se criando um aparato de terror que impediu ao povo soviético de se rebelar. Está ocorrendo hoje em dia em Cuba, no Irã, onde também há um presidente eleito numa eleição aparentemente democrática. Vemos também regimes em que não há eleição ou eleição truncada, como é o caso de Zimbábue, Coréia do Norte... então muitas vezes o povo pode estar unido em seu desejo de viver em democracia e liberdade, de conviver em tolerância, mas há regimes que têm a capacidade e o grande poder para impor sua vontade.

UP DATE - 14-07















O Brasil totalmente modificado. Os soldados mirando a arma. Parece a Swat de Los Angeles. Não. É a policia do Rio por causa do Pan. Os guardas á cavalo parece a Policia Montada do Canadá. Não. É Caxias do Sul. Este é o nosso país em julho de 2007

MENSAGEM - 14-07

"A melhor expressão da teoria é a prática! A melhor expressão dos conselhos são os próprios atos! É mais útil dar exemplos do que dar conselhos, da mesma forma que é preferível agir decididamente do que ficar pensando e hesitando"